O software deve ser um aliado do professor em seu processo de ensino e aprendizagem, deve conter jogos educacionais de apoio pedagógico com conteúdos para agregar o conhecimento, favorecer o raciocínio e conter exerícios para a interação da criança. As atividades devem contribuir para favorecer a criatividde e a participação ativa da criança em todos os jogos.
Análise do site educacional:
O site escolhido foi o Coquetel. Para acessá-lo deve conectar-se a internet através do endereço: www.coquetel.com.br
Análise I
O site permite acesso para crianças e adultos por conter atividades de diversas categorias como conhecimentos gerais, infantil, lógica e multiplay. Os jogos são classificados em diversos níveis como fácil, moderado e difícl.
1) Apresentação gráfica: As cores apresentadas no site são vivas e atraentes para crianças, bem como os personagens que os compõem sendo atrativos e bem configurados.
2) O som é utilizado em diversos momentos dos jogos, permitindo assim interação da criança. Favorece a ação e entusiasmo na hora do jogo, porém pode ser cansativo por ser repetitivo e assim tem a possibilidade de jogar desligando o áudio.
3) A linguagem utilizada é de acordo com a faixa etária escolhida, bem como os recursos que lhe são apresentados de acordo com cada categoria.
4) Por conter diversos tipos de jogos a interação do aluno é participativa e interativa o que favorecea criança a jogar com vontade de dar continuidade.
5) As propostas de trabalho do site podem favorecer em diversas áreas do conhecimento por interagir com a criança e em diversas ferramentas lhe permitirem o desenvolvimento e servir como mais um recurso para agregar o conhecimento, o aprendizado e a participação interativa.
6) Por conter diversas categorias e níveis de dificuldade, pode se adequar a temática escolhida de acordo com a idade do jogador e seu nível de conhecimento.
7) As respostas e as transições de tela são dadas de acordo com os acertos e a continuação dos jogas e aumenta o nível de dificuldade a medida que o jogador vai acertando e vai passando de fase.
8) Ao escolher o jogo aparece também o manual de instrução para o jogo e as fases do jogo. Esse manual é auto explicativo e de fácil entendimento para o professor que orientador e para o aluno alfabetizado.
Análise II ( Fundamentação Didático –Pedagógica )
A abordagem do site é instrucionista e construtivista. Ao jogar, a criança vai construindo seu conhecimento, usando como base as instruções que o site apresenta em
diversos jogos.
As instruções são objetivas e de fácil compreensão para a criança.
1)Aspectos enfatizados no site:
v Atenção/ concentração.
v Pensamento Lógico.
v Combinação de vários aspectos
2)Permite que a criança aprenda com seus erros e identifica as opções corretas.
3)O jogo é apresentado como autônomo e a criança joga sozinha. É indicado para qualquer idade e situação sem necessidade da interferência do professor.
4)Os níveis de atividades que predomina nos jogos são:
Criativo-Aberto: Tem vários tipos de jogos onde cada um é apresentado sua forma diferente de jogar, desta forma a criança adquire conhecimentos variados. Exemplo: No Jogo da forca, é adquirido conhecimento em vários aspectos por apresentarem perguntas variadas e levarem a criança a pensar na resposta correta.
Relacionais: Estimula o aluno a pensar e a pesquisar.
Ao navegar, interage o aluno com a tecnologia.
Análise lll ( Em relação ao Conteúdo )
· Não apresenta preconceito.
· Alguns jogos de ação, apresentam condutas que podem estimular a violência por parte do jogador. Exemplo: Jogo da Batalha Naval.
· Os conteúdos na sua maioria são adequados à idade.
· Os jogos são objetivos, facilitando a compreensão das crianças.
· O site apresenta uma diversidade de jogos, entre eles estão:
Os jogos da batalha naval, jogo da forca, palavras cruzadas, pirâmide de palavras, entre outros que estimulam a criança pensar.
· Apresentam diversas alternativas de uso, tornando o assim, dinâmico.
· Trata de temas que não ficam obsoletos em curto prazo.
· Os conteúdos e as atividades favorecem a aprendizagem da criança e os níveis aumentam de forma gradativa
PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL/ EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: Jogos no computador para treino ortográfico
Idade adequada: 6/7 anos – 1º ano/9
Jogo escolhido: FORCA
Grupo de Conteúdo
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Raciocínio/ Lúdico/ Ortografia
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Conteúdos
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- Informática para alfabetização
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Objetivos
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- Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, a percepção visual, a alfabetização e a escrita correta.
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Objetivos Específicos
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O jogo da forca no computador vai despertar o interesse da criança em brincar, identificar as palavras, incentivar o raciocínio , a imaginação e a possibilidade de criar novas palavras novas descobertas e inseri-lo no mundo das letras e da alfabetização.
Os jogos de uma forma geral, permitem que a criança desenvolva sua criatividade, como também trabalha a coordenação motora.
Ao jogar a forca, possibilita-se escrever as palavras de forma correta através do treino ortográfico.
Além de desenvolver a coordenação motora fina, pois demanda um controle para direcionar o mouse de forma correta, também desenvolve o raciocínio lógico para saber que letra deve utilizar para escrever a palavra indicada.
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Tempo Estimado
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3 aulas
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Material Necessário
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- Computador com acesso à internet;
- CD ROM educativos
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Desenvolvimento
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1º MOMENTO: atividade proposta será desenvolvida na sala de aula
através de ditados e textos de vários gêneros destacando
palavras chaves ou trabalhos com grupos de palavras
contextualizadas
2º MOMENTO: Será trabalhado o uso dessas palavras no jogo
da forca onde utilizaremos como exercício para fixação.
Na primeira aula colocar histórias com frases e palavras.
Após a leitura da historia conversar sobre ela e pedir para os alunos fazer um desenho sobre a história.
Na segunda aula, apresentar o programa com os jogos e como usá-lo. Os alunos irão produzir palavras.
A duração desta aula seria em torno de 30 minutos.
Na terceira aula, a coordenação motora será testada, com o mouse. Brincar com os jogos de forca, onde os alunos terão que clicar em letras para identificar as palavras.
Repetir as atividades conforme as necessidades dos alunos.
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Avaliação
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Avaliação feita será com relação ao interesse dos alunos no jogo e através de ditados e exercícios de gramática e ortografia.
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