domingo, 2 de junho de 2013

Reportagem- Projeto no Bairro Rocinha - RJ

Comentário da reportagem:  RJ: Bairro da Rocinha inaugura escola sem salas, turmas ou séries.

            A reportagem fala sobre a experiência que aconteceu no Rio de Janeiro, no Bairro da Rocinha, onde surgiu um tipo diferente de  escola, onde não se tem séries, salas de aulas, carteiras enfileiradas e crianças caminhando de um lado para o outro,  como é tradiocional nas escolas de hoje.
            Um Projeto que está sendo desenvolvido na Escola André Urani, onde 180 crianças e jovens da Rocinha, terão uma educação diferenciada em pleno século 21. O projeto se chama Gente, sendo  experimental para ginásio, para a introdução de novas tecnologias nessa Escola Municipal.
Será uma escola diferente com grandes salões, tablets, famílias, times e mentores
            Não  houve seleção de alunos para entrarem nesse projeto. Os alunos que estavam matriculados na escola foram contemplados com esse projeto. Esse projeto funciona da seguinte forma: não haverá mais salas de aula como era tradicional nesta escola.
            Os  alunos  do  7º e  9º  Anos farão grupos com equipes de 6 membros  chamadas de famílias, independente de série ou origem.  A formação dos grupos de alunos será de acordo com afinidade entre os alunos ( as ) e de acordo com o diagnóstico de habilidades que os alunos(as) foram submetidos (as)  no início do ano letivo.
            Assim é interessante que quando os alunos (as ), chegam ao Projeto Gente, são avaliados quanto ao conteúdo aprendido e as habilidades não cognitivas , como comunicação, senso crítico, autoria.
            No Projeto é importante para o aluno (a), pois ele (a) terão um itinerário de aprendizagem pessoal cujo nome é playlist, aí ao invés de música, serão desenvolvidos os pontos que cada aluno ou aluna precisam desenvolver.
            É interessante destacar que os alunos ( as ), terão como atividades no projeto de acordo com a sua escolha,a forma como irão trabalhar os conteúdos. As formas são as mais variadas. São elas: videoaulas,leituras, atividades individuais ou em grupo. Depois é importante salientar que os alunos  ( as ), serão avaliados em uma máquina de testes que de acordo com o projeto é um programa inteligente que propõe questões de diferentes níveis de dificuldade, para testar o aluno ( a ), sobre o conhecimento adquirido. Aí se o aluno ( a ),  não chegar ao resultado esperado, ele terá uma atenção individualizada. Essa atenção será dada pelo mentor, que é o professor.Cada professor será responsável por três famílias, que reunidas recebem o nome de equipe. Ele dará uma educação ampla, não só relacionada aos conteúdos, mas  também a higiene, aspectos socioemocionais do aluno, com a motivação dele.

            O papel do professor é acompanhar o aluno ( a ),  assistindo a uma vídeoaula, para explicar a ele determinado assunto por exemplo, como um assunto mais específico de matemática . Deste modo o professor ( mentor ), irá ajudar o aluno (a ) no conteúdo de matemática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário